terça-feira, 27 de agosto de 2013

Aplicativos uteis

Olá pessoal.

Irei falar sobre o uso da tecnologia como ferramenta para o aprendizado de outro idioma, e como o uso da tecnologia pode nos ajudar e muito neste objetivo. Hoje temos a nossa disposição uma gama enorme de aplicativos e material multimídia elaborados especificamente para o aprendizado de outra língua e muito deles disponível de forma gratuita. Vou listar alguns deles, inclusive alguns que eu uso, esses são:

- Google translator 

Tradutor online do Google, possui em seu dicionario diversos idiomas e traduz não só palavras mas textos inteiros ou sites e muito simples de usar. Alem disso dispõe de versão offline para serem instaladas em celulares ou tablets, muito útil para auxiliar com expressões e palavras que não conhecemos e também fornece o áudio para se ouvir a pronuncia do termo buscado.
É preciso tomar cuidado ao usar este software, como ele permite traduzir textos inteiros algumas pessoas acostumam a fazer deixando assim de praticar e ficam dependentes do software, ele é muito útil mas aconselho usa-lo apenas para traduzir palavras ou pequenas sentenças que não conheçam ainda.

- FlashCards

Existem disponíveis na internet diversos softwares de flash cards para instalar em celulares e tablets, mas o que é isso? Flash cards é um software que armazena pequenas sentenças ou palavras em forma de cartões que você pode ler ou ouvir diariamente, ideal para praticar frases comuns do dia a dia. Podemos fazer isso com cartões de papel e funcionam da mesma forma porem não teríamos o áudio disponível e a organização fica um pouco mas difícil mas foi assim que surgiu o programa. Como sou fã de android costumo baixar do app store basta digitar flashcards + idioma na barra de pesquisa e terá dezenas de opções.

- Duolingo

Duolingo é um software gratuito que contem diversas aulas em inglês desde o nível básico, é um software legal, não é muito pesado e roda em qualquer celular android, a unica desvantagem é que necessita de internet mas funciona bem com 3g. Com ele da pra praticar leitura, audição e escrita praticamente em qualquer lugar, é muito útil e interessante.

- Livro de frases

É um aplicativo que ideal para quem vai viajar, ele possui diversas frases prontas e uteis para diversos tipos de situações, como pedir informação ou algo para comer e etc.. mas também podemos usa-lo para praticar frases do dia a dia e nos acostumarmos com estas. Outra vantagem é que vem com o áudio o que melhora mais ainda a nossa pratica em ouvir.

É isso pessoal existem dezenas de aplicativos que podem  nos auxiliar em nosso aprendizado e porque não fazemos uso deles. Então fica ai a dica e por enquanto é só.

Julio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário