segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Plano de estudo

Boa noite pessoal.

Hoje irei falar sobre plano de estudo, para quem esta iniciando ou até mesmo já tem um certo conhecimento em outro idioma é muito importante ter um.
Mas o que é um plano de estudo? Eu explico, plano de estudo não é nada mais que traçar metas e organizar a forma como vai estudar o idioma desejado.
Assim que decidi aprender inglês eu sabia que seria difícil, ainda mas não participando de nenhum curso online ou presencial, então mesmo tendo um pouco de conhecimento devido as aulas particulares que tive no passado, eu decidi voltar ao inicio de tudo, traçando minhas metas e me organizando.
Acredito que esteja dando certo pra mim, inclusive ontem tive meu primeiro dialogo com um americano nativo e mesmo sendo um dialogo simples eu me sai muito bem, pelo menos foi o que ela me disse, e por isso irei compartilhar com vocês algumas dicas úteis.

1 - Ter conhecimento do seu nível de inglês.

É muito bom saber em que nível estamos e este é o primeiro passo para criarmos nosso plano de estudo.
Esta é uma tarefa simples para aqueles que estão começando, mas caso ainda reste duvidas, existem diversos sites na internet que fornecem testes com esta finalidade, segue alguns exemplos:

http://www.englishtown.com/online/home.aspx
http://www.openenglish.com/inicio.do

2 - Procure conteúdo de acordo com seu nível.

A escolha do material para aprendizagem é importante, é normal ficar ansioso e querer conseguir entender o que as pessoas estão falando, como por exemplo em um filme ou seriado americano.
Mas calma tudo ao seu tempo, praticar e essencial para o aprendizado e apressar o aprendizado não ajudará em nada, pelo contrario irá atrapalhar.

3 - Só passar para um estagio após completar o atual.

Sei por experiência própria que a ansiedade pode nos fazer deixar de lado alguns detalhes ou partes do nosso aprendizado de lado, porque achamos que já sabemos ou porque achamos que não vale a pena e etc. Então fica a dica, nunca pule de nível!, procure absorver todo o conteúdo de cada um deles e passe para o próximo quanto tiver certeza de ter fixado o conteúdo anterior.

4 - Finalmente, o plano de estudo.

Então vamos a elaboração do plano de estudo, a primeira coisa a fazer é definir quanto tempo teremos disponível para estudar, crie um rotina de estudos e se possível faça um lista de chamadas com os dias marcados para estudar, registre os dias que realmente estudou. Isso é muito útil para saber como anda sua dedicação nos estudos alem de contabilizar quantas horas você esta estudando efetivamente, e mãos a obra.

5 - Dicas

Hoje existe diversos aplicativos, videos gratuitos e até cursos inteiros disponíveis online e que são possíveis de acessar via celular, então se você tem conexão 3G pode utiliza-los para ir estudando no ônibus, metro ou qualquer trajeto que faça para o trabalho, faculdade e etc. Isso irá aumentar seu tempo de estudo, e pode se usado como complemento ao seu plano de estudo.

Bom pessoal é isso ai, bom estudo e até mais.

Julio



Nenhum comentário:

Postar um comentário